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Mais de 90% dos pacientes consideram ótimo ou bom o atendimento médico da UPA

# (Unidade de Pronto Atendimento) de Ourinhos ao longo do mês de fevereiro de 2019, mostra que 90,5% dos pacientes consideram ótimo ou bom o atendimento médico oferecido pela unidade. Ao todo, foram ouvidos 326 dos 7.485 munícipes que passaram pela UPA no segundo mês do ano. A pesquisa analisa seis itens, desde o atendimento na recepção, até a espera para encaminhamento. No geral, o índice de aprovação dos pacientes ficou em 88,09%. De acordo com o levantamento, 82,2% dos pacientes entrevistados consideraram ótima ou boa a Espera na Classificação de Risco, elogiando a rapidez no atendimento. A Espera para Atendimento Médico foi classificada como ótima ou boa por 79,15% dos usuários. Outros 92,63% dos usuários avaliaram como ótimo ou bom o Atendimento na Recepção. Os índices de aprovação do Atendimento de Enfermagem alcançaram 91,11% e o Atendimento da Assistência Social, foi elogiado por 92,95%. MELHORIAS Segundo a direção da UPA, as pesquisas serão realizadas constantemente. Os resultados sendo avaliados todos os meses, a fim de comparar dados e estabelecer estratégias de melhorias para os serviços prestados. Com isso, segundo a Secretária Municipal de Saúde, Cássia Palhas, é possível proporcionar maior qualidade no atendimento aos usuários da UPA. “Temos trabalhado para propiciar aos pacientes um atendimento mais humanizado, seguindo as determinações do Prefeito Lucas Pocay. Diversas mudanças já foram feitas na UPA com intenção de melhorar o fluxo dos pacientes. Esse índice de satisfação é um reflexo do trabalho que temos realizado”, ressalta Cássia. Entre as medidas citadas por Cássia, adotadas pera melhorar o atendimento da população estão uma série de normas relacionadas aos horários de visitas, alimentação e atendimento preferencial no setor de pediatria e nas salas de emergência, observação e acolhimento. Mais recentemente a Prefeitura fez melhorias na UPA para qualificar atendimento aos pacientes. De acordo com a Secretária de Saúde, Cássia Palhas, a capacitação profissional de médicos e enfermeiros, a realização de reuniões trimestrais com representantes da saúde de outros municípios, a adequação do sistema de assistência de enfermagem e a contratação de um médico emergencista no período da tarde (de maior fluxo) estão entre as principais mudanças. Segundo Cássia, na questão estrutural, foi feita a compra do circuito de ventilação apropriado para a unidade, substituição do copo umidificador do ventilador mecânico por filtro bactericida, diminuindo as chances de pneumonia relacionada a ventilação, além do uso do sabonete líquido antisséptico nas áreas de maior risco de contaminação, como a emergência e sutura. Com a preocupação voltada tanto ao paciente quanto ao colaborador, também foi implantado o projeto Qualidade de Vida que visa acolher os colaboradores com o lema “quem cuida também precisa de cuidado”. Através de uma parceria com alunos da Etec e da Faculdade Estácio de Sá, estudantes farão orientações na área da saúde aos pacientes e acompanhantes que aguardam por atendimento. E por fim, está em estudo um projeto de trabalho voluntário para colaborar com o atendimento dos pacientes na unidade
11/04/2019